segunda-feira, 22 de junho de 2009

Trabalho de campo na Beira Rio.


Fomos na fábrica Beira Rio para aprendemos mais sobre indústria. Tem 620 trabalhadores, eles fazem 12 á 13 mil pares por dia

O Márcio nos mostrou um pouco da fábrica, como se faz um produto e por cada máquina que o produto passa. Ele nos deu um protetor para o ouvido, pois o barulho é muito forte.

Vimos que a Beira Rio é uma fábrica

Indústria


É toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.
O processo de produção industrial é também conhecido como
setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo.


Tipos de indústrias conforme a produção:



Indústria de Base :

A indústria de base atua na transformação de matéria-prima bruta em produtos a serem utilizados por outras indústrias, nessas podemos destacar:

• Indústria de extração de minérios.

• Indústria de refinaria de combustíveis fósseis.

• Indústria Siderúrgica, atua no processamento de minérios.

• Indústria química, desenvolve produtos químicos usados nas indústrias e em outras atividades.








Indústrias intermediárias :


Constituídas pelas fábricas que produzem máquinas, peças, equipamentos, ferramentas, lubrificantes para outra indústrias.










A Visum é uma fabrica intermediária, que produz "placa mãe" para outras indústrias de consumo.








Indústria de Consumo



Indústria de consumo: as indústrias de bens de consumo atuam em atividades que visam abastecer o mercado que atende o consumidor final. As mercadorias concebidas nesse tipo de indústria são oriundas das indústrias de bens de produção e também da agricultura. Essas são localizadas próximo aos centros urbanos a fim de proporcionar maior acesso aos consumidores. As indústrias de bens de consumo são classificadas de acordo as mercadorias que produzem, assim, se diferem em:





Indústrias de bens duráveis: atuam na produção de mercadorias de grande vida útil, nessa categoria está a indústria de automobilística e eletroeletrônica.


• Indústria de automóveis.
• Indústria de eletrodomésticos.


• Indústria de móveis.








• Indústria de bens não-duráveis: atua na produção de bens de consumo perecíveis, exemplo: a indústria alimentícia, vestuário e todos aqueles que envolvem extinção.


• Indústria de confecção de roupas.


• Indústria de cosmético.


• Indústria de alimentos.







Indústria Tradicional.






Na indústria tradicional é muita mão-de-obra e pouca qualificação e pouca tecnologia . A Beira Rio é um exemplo de de indústria Tradicional.


Indústria Dinâmica


A indústria dinâmica tem muita tecnologia de ponta, pouca mão-de-obra e está mão-de-obra possui qualificação profissional.



A Airbus é um exemplo de indústria dinâmica.